O que a assessoria de imprensa pode fazer por sua empresa.

A Assessoria de imprensa funciona como um elo de ligação entre a sua empresa e a imprensa!

Tentamos gerar exposição positiva e/ou neutralizar exposições negativas na mídia.

Fazemos:

  • Relacionamento com os veículos de comunicação, abastecimento de informações interessantes da sua empresa, através de releases (textos direcionados) e sugestões de pauta, intermediamos relações, atendemos solicitações dos jornalistas, e procuramos pautas/assuntos em que podemos incluir sua empresa.
  • Controle e arquivo das informações divulgadas nos meios de comunicação sobre o assessorado (Clipping).
  • Atualização constante de mailings (listagens completas de nomes, endereços, editorias, telefones, fax, emails dos jornalistas)
  • Feitura de releases periódicos sobre informações do nosso cliente.
  • Supervisão de material de divulgação a ser enviado à imprensa como fotos, catálogos, produções.
  • Participação e acompanhamento de definições e estratégias de comunicação.

 

Através de contatos diários com a imprensa, agimos com a função de relações públicas e elaboração de material como textos/releases e ilustrações que esclareçam o que a sua empresa faz e tem a oferecer conseguimos matérias, notas, publicações em forma de editoriais em veículos de seu interesse. Por exemplo, jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e revistas como Veja, Veja São Paulo, Época, Caras,  revistas femininas como Claudia, Elle, Marie Claire, Revistas de Bebê, Revistas de Gastronomia, Revistas Industriais, entre outras do setor de cada empresa.

Tudo depende da editoria em que se enquadrar o seu perfil: se for um restaurante – gastronomia, se for um bar - gastronomia/bares, se for uma grife de roupas – moda, se for um espaço de estética – beleza,  e assim por diante.

 

Benefícios:

Somos uma ferramenta de comunicação. Oferecemos estratégias e o suporte necessário para a sua empresa/marca/produto ficar conhecida e como continuidade do trabalho pré – desenvolvido fazemos a manutenção da imagem da sua empresa.

 

Dessa forma novos clientes poderão entrar em contato com você e o retorno financeiro poderá ser uma conseqüência, assim como o seu crescimento. Isto leva de curto a médio prazo para acontecer. Não podemos afirmar que publicações acontecerão instantaneamente, muitas vezes sim. Em outras são necessários até seis meses para se atingir o objetivo esperado. Tudo depende dos fatores da sua empresa que podem agilizar ou atrasar o interesse da imprensa como: localização, o produto em si, a forma como foi trabalhado anteriormente, o tempo de existência, o conceito de sua empresa, o assunto divulgado ser interessante para virar notícia, entre outros.

 

A Assessoria de imprensa não pode ser confundida com anúncios, espaços que se compra nas revistas/jornais como uma página, meia página, ¼ de página, etc.

Não compramos espaços, isso é com a publicidade e o comercial dos veículos. As informações são publicadas no local que a empresa escolhe, semana, dia e quantas inserções desejar.

 

Nosso trabalho é com a imprensa, criamos situações para que sua empresa/marca/produto passe a interessar aos jornalistas e estes como conseqüência publiquem matérias, notas, fotos com ênfase positiva. A imprensa também pode incluir nosso cliente em alguma pauta de assunto geral citando sua empresa, seus concorrentes e opiniões diversas. Lembramos que a imprensa pode escrever o que bem entender. Muitas vezes temos o controle do que será publicado outras não, isto pode gerar insatisfação mas a imprensa tem o compromisso com a verdade, nunca poderemos burlá-la. No entanto podemos sempre agir prontamente em defesa de sua imagem e quando houver inverdade ou falta de provas pediremos retratação ou erratas. Para isso é sempre necessária uma assessoria de imprensa.

 

 

Dúvidas/ Perguntas Frequentes

Só ficarei conhecido se tiver uma assessoria de imprensa?

Em alguns casos sim. Ás vezes sua marca tem potencial e ainda não foi descoberta ou não foi bem trabalhada, exposta aos veículos certos, então a assessoria vai divulgar e expor sua grife, assim as chances de se tornar conhecida serão muito maiores.

Os jornalistas poderão me descobrir sozinhos, vir ao meu estabelecimento, pesquisar na internet, ou ser indicado por alguém, por que preciso de assessoria?

Sim isso pode acontecer, mas tudo depende da sorte, do momento, e de alguns fatores, é uma atitude insegura. Quando se tem assessoria nós trabalhamos direto em cima da imprensa, e às vezes somente um veículo publica sua empresa, e quando se tem assessoria a assiduidade de publicações e variedades de veículos poderão ser maiores.

Saí em veículos fortes sem interferência da assessoria, mas agora não apareço em nada.Por quê?

É quase a mesma resposta da anterior, pois você pode ter sido visitado por jornalistas em trabalho de campo, ou descoberto por outros meios, estes publicaram sua empresa, mas como a imprensa recebe muito material dos concorrentes, tem muito o que divulgar diariamente, e ninguém está constantemente prestando um serviço de incluir e lembrar que sua empresa existe, ela poderá novamente ficar fora da mídia. Para isso indicamos a assessoria, diariamente estamos em contato com a imprensa.

Fiz anúncios e não obtive retorno, ou obtive pouco perto do investimento, porque acreditar na assessoria de imprensa?

Porque trabalhamos de uma forma diversa do anúncio, o institucional em editoriais e isto gera muito mais credibilidade e permite maior atenção do leitor. Os anúncios têm sua finalidade, mas a assessoria é uma ferramenta que anda separada da publicidade, ela visa o comercial, ambas são necessárias. É preciso um trabalho de publicidade e de assessoria de imprensa. Cada caso deve ser analisado separadamente, não pode haver associação, nem comparação.

Contrato uma assessoria logo que abrir minha empresa, ou posso esperar?

Este seria o ideal, começar um trabalho junto com a abertura do negócio, pois traçamos todos os passos da inauguração, apresentação, e manutenção.
Quando se começa a assessoria depois da empresa existir a algum tempo, há um pouco mais de dificuldade, mas não é impossível atingir objetivos positivos.
Alguns veículos alegam que a publicação poderá ser tardia ou com menos impacto porque não é novidade. Mas sempre podemos encontrar um caminho.

Devo contratar uma assessoria quando minhas vendas estão ruins?

Sempre é bom trabalhar a imagem, principalmente em momentos de crise. Pode gerar aumento da demanda, mas não se pode jogar toda a responsabilidade em cima da assessoria, é preciso analisar vários fatores quando um negócio não vai bem.

Por que não posso pagar por cada publicação que sair, ao invés de ter um custo mensal?

Porque é complexo, é feito um trabalho em que temos despesas fixas todos os dias, como telefonia, visitas às redações e nossa mão de obra com profissionais qualificados. Assim as publicações são conseqüências de um trabalho diário, e não de uma única vez, ou um dia. Então é cobrado um custo fixo mensal por todo um projeto, e retorno do mesmo.

Anúncios têm um valor estabelecido pelos veículos, e são muitas vezes altos por conta da sua importância, da sua abrangência, ou da sua editora. A assessoria de imprensa não acompanha esses valores e tem preços bem acessíveis e justos.

Eu mesmo posso contatar os jornalistas ao invés de contratar alguém para isso, por que precisaria de uma assessoria?

Principalmente porque somos profissionais do ramo, temos uma forma técnica de contatar e abordar a imprensa, mailings completos, desenvolvemos projetos de divulgação a serem seguidos, e diariamente estamos em contato com os jornalistas, fato que complicaria você, pois também simplesmente contatar sem uma logística, sem material apropriado, e a falta de tempo para dedicar a esta atividade não lhe trariam retorno.

Minha empresa/estabelecimento é pequeno acho que assessoria não é para mim, não tenho verba, ou será que podemos negociar?

Nunca pense assim ou menospreze seu potencial, consulte-nos para ver se podemos ajudá-lo, podemos enviar uma proposta condizente.

Tenho uma empresa de grande porte e posso trabalhar/investir em assessorias grandes e antigas no mercado, será que uma assessoria de imprensa pequena e relativamente nova no mercado dará conta da minha empresa?

Podemos sim fazer uma reunião, e ver se podemos atingir seus objetivos Temos empresas grandes que preferiram ser atendidos por nós, pois sabem que daremos
o que temos de melhor para satisfazer. A dedicação será maior.

Se a DUE ASSESSORIA não me der o retorno que espero o que faço?

Nós mantemos contato direto com o cliente, e fazemos relatórios de como está o andamento da divulgação, se sentirmos que após um, a dois meses não atingimos nenhum veículo e nem tivermos previsão de publicação, expomos para o cliente a dificuldade e juntos tentamos encontrar soluções, ou mudar a forma de abordagem.
Nunca ocorreu antes, mas se houver alguma insatisfação por negligência nossa, nós prontamente encerramos o trabalho ou não cobramos pelo serviço do mês.

Tenho uma agência de publicidade que cuida da minha imagem, por que preciso de uma assessoria de imprensa também?

A agência faz um trabalho de publicidade, nós de assessoria, são dois segmentos diferentes. A sua agência pode ter um departamento de assessoria, ou indicar assessorias que podem fazer um trabalho em parceria.
Lembramos que a DUE está a sua disposição.

A assessoria de imprensa que tive me deu retorno de divulgação, mas, mesmo assim, meu negócio não deu certo, ou não vai bem. Por quê?

Porque há muitos fatores, além de sair na mídia, você precisa cair no gosto do público, ter qualidade, preço, talento, localização, é preciso uma consultoria para avaliar o que não vai bem. Somos uma ferramenta positiva, mas não podemos fazer milagres, é necessário ver também se está atingindo a mídia certa.

Em quanto tempo de divulgação obtenho o primeiro retorno e quantas vezes em um mês saem as publicações?

Já dissemos que é um trabalho de médio prazo. Pode-se ter retorno rápido, no primeiro mês. Depende de cada caso, mas pode-se sair nos veículos de uma a quatro vezes, mas não podemos fazer promessas. Depende do produto, da marca, da aceitação, mas será trabalhado.

Tenho um estabelecimento que já abriu há um certo tempo, mas nunca foi procurado por ninguém da imprensa, quero divulgar , tenho chance de sair?

Claro, estamos aqui para isso, mas não prometemos que será instantâneo, sempre há mais interesse pela novidade, mas não é impossível. Já tivemos casos de sucesso.

Nome
E-mail 
Telefone    Fax 
Rua
Bairro

CEP:

Cidade    Estado

Que informações deseja?

Dúvidas Cadastro Sugestões

         

MANDE UM EMAIL E ESCREVA SUAS DÚVIDAS, OU PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RESPONDEREMOS PRONTAMENTE...


Tel: (11) 3045-6701 - (11) 3045-2962 - Rua Arthur Frazão 71, Jardim Paulista, CEP. 01423 030, São Paulo, SP